Bahia recebe o nono posto de professor(a) visitante de língua alemã do DAAD
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Além naturalmente de viabilizar o apoio às atividades de ensino do alemão e à formação de professores, o leitorado tem uma função estratégica na visão de Hellmann: “Um motivo importante para a escolha de Salvador e da UFBA é reforçar a presença do DAAD no Nordeste, onde vive quase 30% da população brasileira. Com um segundo posto de leitorado no Nordeste, além do já estabelecido na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, o DAAD pode atender melhor às necessidades dos estudantes, pesquisadores e universidades do Nordeste”.
A relevância da UFBA enquanto parceira na cooperação acadêmica foi outro fator importante para a escolha, segundo Hellmann: “A UFBA também é uma instituição particularmente interessante para o DAAD, pois não apenas já tem convênios com a Alemanha, como oferece grande potencial para uma cooperação ainda mais ampla. O(a) futuro(a) professor(a) visitante poderá aconselhar os interessados em cooperação na UFBA e será, assim, um importante ponto de contato”.
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Os representantes do DAAD Brasil foram recebidos pela equipe da UFBA na reitoria da universidade para assinatura do convênio e conversa sobre a cooperação entre as instituições.
Com grande experiência em relação ao ensino da língua alemã no Nordeste por ter atuado como professora visitante na UFC durante seis anos, a Dra. Reseda Streb está confiante que o novo leitorado será um incentivo para estudantes e pesquisadores que sonham com uma temporada acadêmica na Alemanha: “O interesse desses alunos de idiomas aqui geralmente está em aprender alemão para um programa de graduação na Alemanha, um mestrado ou até mesmo um doutorado. O leitorado pode dar apoio fundamental no treinamento de futuros professores de alemão para que eles possam atuar como multiplicadores de forma duradoura. Um desafio certamente será transmitir o conteúdo para essa formação, que geralmente é publicado em alemão, como os materiais do Dhoch3, para alunos que ainda estão no início de seus estudos. Isso requer a experiência dos professores visitantes para adaptar o conteúdo, embora esse não seja um desafio que se restrinja ao Nordeste”.
Reseda acredita, ainda, que o(a) futuro(a) professor(a) visitante da UFBA poderá também aproveitar a presença do Goethe-Institut em Salvador para desenvolver projetos na área cultural que reforcem o trabalho de formação de professores.