DAAD e Fundação Araucária lançam programa de fomento bilateral entre Alemanha e Paraná
Anualmente serão financiados dez projetos pelo período de dois anos, que poderá ser prorrogado por mais dois anos.
O Propar prevê a mobilidade de pesquisadores e estudantes de pós-graduação no âmbito do projeto, com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento e a aplicação conjunta de resultados. É especialmente esperado o envolvimento de pesquisadores em início de carreira.
Confira a notícia sobre o Propar também no site da Fundação Araucária.
Quem pode se candidatar
Após o alinhamento do projeto conjunto, a equipe alemã deve submeter a sua candidatura ao DAAD e buscar as informações necessárias na página do Programa PPP, denominação dada ao programas bilaterais no lado alemão. Para tal o(a) coordenador(a) da equipe deve ter doutorado e vínculo empregatício com uma instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa na Alemanha. Já a equipe do Paraná deve se candidatar junto à Fundação Araucária, desde que o(a) coordenador(a) seja doutor(a) e possua vínculo empregatício com uma instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa no Paraná. O projeto submetido deve ser idêntico nas duas candidaturas.
Os critérios gerais de avaliação dos projetos incluem:
- a qualificação e experiência das equipes
- o planejamento do projeto proposto (metodologia, estratégia, estrutura e documentação)
- o nível de originalidade e inovação do projeto
- a contribuição para o estímulo à carreira de pesquisadores iniciantes
- a complementaridade e equilíbrio dos métodos de pesquisa e atividades propostas.
O Propar se junta ao tradicional programa Probral (Programa de Pesquisa Brasil-Alemanha), mantido pelo DAAD e pela Capes, que financiam a cooperação entre equipes do Brasil todo e da Alemanha desde 1994, e ao Propasp (Programa de Pesquisa Alemanha-São Paulo), que foca na pesquisa bilateral com o estado de São Paulo em uma parceria com a Fapesp.