DAAD promove seminário sobre direitos humanos em Porto Alegre
A visita da Dra. Nußberger a Porto Alegre foi registrada pelo colunista do jornal Zero Hora Rodrigo Lopes, que publicou uma entrevista com a professora intitulada “ ‘A polarização está ligada à intolerância’, diz diretora de instituição de proteção aos direitos humanos na Alemanha”. Confira a entrevista aqui ou no site do veículo (para assinantes).
A pesquisadora alemã abordou em sua palestra o tema “Os direitos humanos como sinal de progresso e razão: uma ilusão?”. Na sequência foi feito o lançamento da tradução em português do livro “Os direitos humanos”, da Dra. Angelika Nußberger, e a apresentação da publicação comemorativa do jubileu do DAAD Brasil, “Com a palavra, os saberes: histórias de quem constrói pontes entre as academias brasileira e alemã”.
Após os lançamentos, o público acompanhou a fala do keynote speaker brasileiro, o Prof. Dr. Guilherme Leite Gonçalves, professor de Sociologia do Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele apresentou “Uma análise da universalidade dos direitos humanos a partir da perspectiva do Sul Global”.
A parte da tarde reservou um momento para o debate em torno de um tema que rendeu grande participação do público presente: a mesa-redonda sobre o “Direito fundamental à educação: enfrentamento ao racismo e políticas afirmativas” reuniu a Profa. Dra. Alba Cristina Couto dos Santos Salatino, assessora de Relações Étnico-Raciais do IFRS; o Prof. Dr. Lúcio Almeida, professor da Faculdade de Direito da UFRGS; o Dr. Jochen Hellmann, diretor do DAAD Brasil; e o o Prof. Dr. Guilherme Leite Gonçalves. A moderação da mesa foi feita pela Profa. Dra. Claudia Lima Marques, diretora da Faculdade de Direito da UFRGS e diretora do CDEA. No debate entre os participantes, foi constatada a grande necessidade de criação de mais políticas públicas para o enfrentamento ao racismo acadêmico. Uma das questões levantadas pelos pesquisadores foi a dificuldade financeira vivenciada por estudantes universitários cotistas, já que, após o acesso ao ensino superior, surge o problema dos custos para se manter no curso. O Prof. Gonçalves, por exemplo, apresentou um estudo sobre o alto grau de endividamento desses universitários ao fim da formação.
Durante o seminário, mestrandos e doutorandos apresentaram pôsteres relacionados aos direitos humanos, que foram selecionados em edital especial do seminário e aberto a pesquisadores dos cursos de Antropologia, Arquitetura, Direito, Filosofia, História, Letras, Pedagogia, Política, Sociologia e Relações Internacionais. Os vencedores ganharam um kit do DAAD e do CDEA, além de ter a pesquisa apresentada como parte da programação do seminário.
No evento também foram apresentadas oportunidades de bolsas de estudo e pesquisa na Alemanha e a equipe do DAAD tirou dúvidas sobre os programas no estande informativo durante o coffee break. Para encerrar o dia, o evento contou com uma apresentação musical de Cosmas Grieniesen.
Confira a programação completa!
SERVIÇO
Data | 10 de novembro de 2022, das 9h30 às 17h30
Local | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
Auditório do Prédio 9
Escola de Humanidades da PUCRS e Salão do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA)