Seminário dos 50 anos do DAAD em Brasília enfoca a sustentabilidade
O primeiro bloco do evento (9h às 12h) abordou “Os desafios da sustentabilidade no uso da terra no Brasil”, com palestras da Profa. Dra. Mercedes Bustamante, do Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas da UnB; do Prof. Dr. Benno Pokorny, professor de Desenvolvimento Rural na Faculdade de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Universidade de Freiburg (Alemanha) e Diretor da Área Temática de Bioeconomia da GIZ Brasil; e do Dr. Kai Sicks, secretário-geral do DAAD.
Veja aqui a programação completa.
Café “Pergunte ao DAAD”
Entre 13h e 14h20, o DAAD convidou o público para um café com bate-papo sobre as oportunidades de estudos e pesquisa na Alemanha. Oferecemos atendimento no estande do DAAD, que esteve localizado no Memorial Darcy Ribeiro. Nossa equipe informou sobre bolsas e programas de fomento para os interessados em uma temporada acadêmica na Alemanha. Durante o café, tivemos a presença de ex-bolsistas do DAAD, que puderam bater papo com o público presente e compartilhar suas experiências na Alemanha.
Conteúdo da tarde teve interpretação para libras
O segundo bloco do seminário (14h30 às 17h) discutiu o tema “A sustentabilidade das políticas linguísticas no ensino superior”, analisando assuntos como o multilinguismo nas universidades como prática para uma internacionalização sustentável. A ocasião marcou oficialmente a inauguração do leitorado de língua alemã do DAAD na UnB, que viabiliza as atividades da professora visitante Isabell Le Blanc. Ela apresentou o trabalho de promoção do idioma alemão na universidade anfitriã. A programação contou, ainda, com uma apresentação da Dra. Romana Castro Zambrano, coordenadora de fomento à língua alemã do DAAD Brasil.
Já a mesa-redonda “Políticas linguísticas sustentáveis no ensino superior: multilinguismo, tolerância e inclusão” reuniu o Prof. Dr. Virgílio Almeida, professor do Bacharelado de Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação e Secretário de Assuntos Internacionais da UnB; a Profa. Dra. Alessandra Harden, professora do Depto. de Línguas Estrangeiras e Tradução da UnB, e Representante da área de língua alemã, a professora Isabell Le Blanc e o Dr. Jochen Hellmann, diretor do DAAD no Brasil. Em sintonia com a temática discutida, o programa do bloco 2 do seminário teve interpretação para libras.
A tarde foi fechada por uma roda de conversa com o tema “Desafios e conquistas nos encontros multiculturais do intercâmbio acadêmico” e por uma apresentação sobre as bolsas e programas de fomento do DAAD.
O seminário teve transmissão pela UnBTV.