Telas Literárias: DAAD e Goethe-Institut promovem clube de leitura
Os encontros ocorrem na plataforma Zoom e têm a seguinte dinâmica: um(a) convidado(a) apresenta uma obra ou autor(a) e conduz o debate, sempre em português. As vagas são limitadas e, portanto, a inscrição é necessária. Para participar, basta enviar um e-mail para daad_sao_paulo@daad.org.br. As informações sobre obra e autores de cada encontro são divulgadas com antecedência pelos canais de comunicação do Goethe-Institut e do DAAD Brasil (Instagram e Facebook) para quem desejar se preparar para a conversa. No entanto, para participar não é necessário ter lido o livro ou ter conhecimentos sobre literatura alemã. Aproveite para assinar nossa Newsletter e ficar por dentro dos próximos encontros.
Próximo encontro:
- 18/11, às 15h
Livro do mês: Pavores de gelo e trevas, de Christoph Ransmayr
Mediador: Prof. Dr. Robert Schade
Pavores de gelo e trevas, o primeiro romance traduzido no Brasil de um dos mais elogiados escritores contemporâneos de língua alemã conta a emocionante história da expedição polar austro-húngara entre os anos de 1872 e 1874, descreve a fatal obsessão de um jovem italiano em reconstruir a expedição em 1981 e retraça a crescente fascinação do narrador com o destino desse homem. O texto transcende a ficção ao citar livremente registros documentais, tornando-se uma obra de história e um diário de viagem ao mesmo tempo.
O autor, Christoph Ransmayr, nasceu em 1954 em Wels, perto de Linz, na Áustria. Estudou filosofia e etnologia em Viena, após o que trabalhou em diversas publicações. Depois de doze anos na Irlanda e numerosas viagens mundo afora, voltou a residir em Viena. Seus livros, entre eles Die letzte Welt (O último Mundo, 1988), foram traduzidos para cerca de 30 línguas. Entre suas outras obras mais importantes figuram MorbusKitahara (romance, 1995), Der Weg nach Surabaya (O caminho para Surabaya, reportagens e prosa, 1997) e Der fliegende Berg (A Montanha Voadora, romance em versos, 2006). Em 1986-88 recebeu o fellowship Elias Canetti, e é detentor, entre outras distinções, dos prêmios Franz Kafka (1995), Friedrich Hölderlin (1998), Bertolt Brecht (2004), do Grande Prêmio Nacional de Literatura da Áustria (2004) e do Prêmio Heinrich Böll (2007).
O mediador do encontro,Dr. Robert Schade, professor visitante do DAAD em Porto Alegre desde 2019 é doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Potsdam (2015) com a bolsa da Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG).