Propasp fomenta projetos conjuntos de pesquisa entre equipes da Alemanha e São Paulo
As propostas selecionadas receberão o fomento por dois anos, com a possibilidade de estender o financiamento por até dois anos adicionais (mediante submissão de uma proposta complementar por meio de nova Chamada de Propostas a ser oportunamente lançada pela FAPESP e pelo DAAD, o que poderia resultar no financiamento pelo período máximo de quatro anos). O programa apoia projetos desenvolvidos em parceria por grupos vinculados a instituições de ensino superior, públicas ou privadas, sendo pelo menos uma em São Paulo e uma na Alemanha.
A FAPESP financiará a equipe de São Paulo com o equivalente a até €18.000 por ano e o DAAD também concederá até €18.000 anuais à equipe alemã para cobrir despesas de mobilidade relacionadas à pesquisa. Os professores paulistas devem apresentar suas candidaturas junto à Fapesp. Já os professores alemães devem solicitar o apoio junto ao DAAD na Alemanha e buscar as informações necessárias no site do Programa PPP, denominação dada ao Propasp no lado alemão.
Quem pode se candidatar
Do lado paulista, são elegíveis para submeter propostas pesquisadores responsáveis por Auxílios à Pesquisa da Fapesp atualmente vigentes (em diferentes modalidades, que podem ser verificadas na chamada). Já do lado alemão, a proposta deve ser submetida por um líder de projeto na Alemanha e a equipe deve incluir acadêmicos em início de carreira, de universidades, universidades de ciências aplicadas ou instituições de pesquisa alemãs.
As propostas devem prever a mobilidade de pesquisadores e de estudantes de ambas as equipes. Um dos principais enfoques do Propasp é a qualificação de jovens pesquisadores.